Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alma

Alma
Bíblia:
"O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente"(Gn 2,7).
"e (Abraão) entregou sua alma, morrendo numa ditosa velhice, em idade avançada e cheio de dias, e foi unir-se aos seus"(Gn 25,8).
"pois não deixarás a minha alma na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça a corrupção"(At 2,27; Sl 15,10)).
"Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? "(Sl 41,3).
"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças"(Dt 6,5).
"Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão?" (Lc 12,20).
"Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena"(Mt 10,28).
Catecismo:
Muitas vezes o termo alma designa na Sagrada Escritura a vida humana (cf. Mt 16,25-26 ; Jo 15,13 ) ou pessoa humana (cf. At 2,41 ) inteira. Mas designa também ...aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: 'alma' significa o princípio espiritual no homem(§ 363).
O corpo do homem participa da dignidade da 'imagem de Deus': ele é corpo humano precisamente porque é animado pela alma espiritual, e é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito(cf. 1Cor 6,19-20 ; 15,44-45 )(§ 364).
Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja por meio de uma purificação , seja para entrar de imediato na felicidade do céu , seja para condenar-se de imediato para sempre (§ 1022).
"Depois de encerrar o curso de sua vida terrestre, a Santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma à glória do céu..."(§ 974).
Dogmas:
"... a humana, composta de espírito e corpo..." (IV Concílio de Latrão (1215) - Dz. 428).
"...a humana como comum constituída de corpo e alma..." (Concílio Vaticano I (1869-70) - Dz. 1783).
"... o homem tem apenas uma alma racional e intelectual..." (Concílio de Constantinopla - Dz. 338).
"A alma espiritual é o princípio da vida espiritual e ao mesmo tempo o é da vida animal (vegetativa e sensitiva)" (Dz. 1655).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online