Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Adultério

Adultério
Bíblia:
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração”(Mt 5,27-28) “Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”(Mt 19,9)
“E ele disse-lhes: Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério.(Mc 10,11-12). Não separe, pois, o homem o que Deus uniu. (Mc 10,9).
Catecismo:
“O adultério. Esta palavra designa a infidelidade conjugal. Quando dois parceiros, dos quais ao menos um é casado, estabelecem entre si uma relação sexual, mesmo efêmera, cometem adultério. Cristo condena o adultério mesmo de simples desejo”(Mt 5, 27-28 acima citado). (§ 2380).
“Mestre, que devo fazer de bom para entrar na vida eterna? Ao jovem que lhe faz esta pergunta, Jesus responde primeiro invocando a necessidade de reconhecer a Deus como ‘o único bom’ como o bem por excelência e como a fonte de todo bem. Depois Jesus diz: ‘Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos’. E cita ao seu interlocutor os preceitos que se referem ao amor do próximo: ‘Não matarás, NÃO ADULTERARÁS, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe. Finalmente, Jesus resume estes mandamentos de maneira positiva: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’(Mt 19,16-19)” (§ 2052)
“Existem atos que por si mesmos e em si mesmos, independentemente das circunstâncias e intenções, são sempre gravemente ilícitos, em virtude de seu objeto: a blasfêmia e o perjúrio, o homicídio e o adultério. Não é permitido praticar um mal para que dele resulte um bem”. (§ 1756).
“O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livre são ofensas graves à dignidade do casamento” (§ 2400).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online