Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vaticano anuncia detalhes da beatificação de João Paulo II

Vaticano anuncia detalhes da beatificação de João Paulo II
06/04/2011 às 12:17

Prosseguem a todo ritmo os preparativos para a cerimônia de Beatificação de João Paulo II
Gaudium Press

Papa João paulo II
Divulgação
Brasil - “Uma gigantesca personalidade com fé forte e coerente que defendia a dignidade de todos os homens”, assim foi apresentada na manhã de terça-feira, 5 de abril, pelo cardeal vigário Agostino Vallini a figura do próximo beato da Diocese de Roma, João Paulo II, na coletiva para a imprensa sobre a beatificação do Papa Wojtyla, na sala de imprensa do Vaticano.

O coroação da beatificação se dará em três momentos: a vigília do dia 30 de abril, no Circo Máximo; a missa da beatificação do dia 1° de maio, na Praça São Pedro, presidida pelo Papa Bento XVI em concelebração com os cardeais; e a missa de ação de graças do dia 2 de maio, também na Praça São Pedro, presidida pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.

Todas as decisões sobre os diversos detalhes da cerimônia de beatificação ainda não foram tomadas, como as que dizem respeito às relíquias. A impressão da imagem do novo beato para o pano que será colocado na fachada da Basílica ainda está em andamento. A imagem escolhida ainda é segredo. Provavelmente será a mesma que foi escolhida para o pôster da Diocese de Roma: uma foto de João Paulo II feita pelo jornalista polonês Grzegorz Galazka no dia 8 de dezembro de 1989 na veneração de Nossa Senhora Imaculada na Praça de Espanha, em Roma. A revelação da imagem do novo beato será um dos momentos mais particulares e emocionantes da cerimônia de beatificação. A data da memória litúrgica será anunciada pelo Santo Padre durante a cerimônia.

“A vigília terá um caráter mundial e romano”, ressaltou o cardeal Agostino Vallini. Na primeira parte, quem darão testemunhos serão o cardeal Stanislao Dziwisz, que por quase 40 anos foi secretário de Wojtyla; Joaquín Navarro-Valls, porta-voz da Santa Sé na época de João Paulo II; e Marie Simon Pierre Normand, freira francesa curada pela intercessão do futuro beato. A segunda parte da vigília terá início com o canto “Totus Tuus” e serão recitados os mistérios luminosos do rosário, introduzidos pelo Papa polonês.

A oração acontecerá em conexão com os cinco santuários marianos visitados pelo pontífice: Lagniewniki em Cracóvia (Polônia); Kawekamo - Bugando (Tanzânia); Notre Dame du Lebanon em Harissa (Líbano); a Basílica de Santa Maria de Guadalupe, na Cidade do México, e por fim, o Santuário de Fátima, em Portugal. Cada santuário rezará para uma particular intenção: os jovens, a família, a evangelização, a esperança e a paz dos povos e a Igreja.
Depois da vigília, se abrirá o percurso das oito igrejas, as “noites brancas” das igrejas romanas que ficarão abertas durante toda a noite para a oração individual dos peregrinos. Será exposto o Santíssimo para adoração e será possível confessar-se. As oito igrejas são: S. Agnese in Agone, na Piazza Navona, em Roma; S. Marco, no Campidoglio; S. Anastasia; Santíssimo Nome di Gesù, na Argentina; S. Maria in Vallicella; S. Giovanni dei Fiorentini; S. Andrea della Valle; S. Bartolomeo na ilha.

A missa da beatificação será precedida por uma oração da coroa da Divina Misericórdia, introduzida pela Santa Irmã Faustyna Kowalska, muito querida por João Paulo II. A recitação terminará com uma invocação da misericórdia e o canto do “Jezu ufam Tobie” (em polonês: “Jesus confio em ti”).

Pela segunda vez, depois das mudanças na praxe, Bento XVI presidirá a cerimônia da beatificação - a primeira vez aconteceu na Inglaterra, onde o Papa fez beato o cardeal John Henry Newman. Para concelebrar a missa com o pontífice estarão somente os cardeais. Quantos, ainda não se sabe, mas certamente entre eles estará o cardeal Agostino Vallini, pelo fato de ser bispo da postulação, e também o cardeal Stanislao Dziwisz, porque Cracóvia é a segunda cidade do culto.

O canto será animado pela Capela Musical Pontifícia, pelo Coro da Diocese de Roma e pela Orquestra do Conservatório de Santa Cecília. Na missa de ação de graças estará presente o Coro de Varsóvia (capital da Polônia) e a Orquestra Sinfônica de Wadowice, cidade natal de Karol Wojtyla.

A comunhão na Praça São Pedro e na Via della Conciliazione será distribuída por 500 sacerdotes, e na área em torno a São Pedro por outros 300. Para aqueles que não terão a possibilidade de recebê-la, logo depois acontecerá uma missa.

No dia 2 de maio, na missa de ação de graças, será usado pela primeira vez o missal com a oração ao novo beato. Os textos já foram apresentados e aprovados pela Congregação para o Culto Divino. Os textos originais são em latim e italiano, mas estão previstas as traduções em várias línguas. Pelo fato da universalidade do futuro beato pontífice, todos poderão usar os textos.

O acesso a todas as celebrações é livre e sem bilhetes. Especula-se muito sobre o número de peregrinos. O número real para os organizadores é 300 mil pessoas. Logo depois do anúncio da data os hotéis romanos elevaram muito os preços. A Obra Romana das Peregrinações (ORP), encarregada do aspecto organizativo da chegada dos peregrinos fez um acordo com os diretores dos hotéis para não aumentarem os preços, e ainda há vagas.

“Não tenham medo de convidar as pessoas a virem a Roma”, encorajou durante a conferência, o administrador delegado da ORP, Caesar Atuire.

Para os peregrinos que virão de ônibus de turismo estão previstos estacionamentos. Para o dia 30 de abril, 1º e 2 de maio, a ORP propõe o “JPII Pass”, um bilhete especial que inclui o bilhete para o transporte público para facilitar a chegada das pessoas nos lugares das cerimônias, o lanche e visita aos lugares cristãos da Cidade Eterna presentes na oferta da ORP. A comida está prevista para os peregrinos depois da vigília e da missa de beatificação. Com a contribuição dos patrocinadores, a ORP oferecerá aos peregrinos água e alimentação.

(Fonte: Portal UM)

http://portalum.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1900:vaticano-anuncia-detalhes-da-beatificacao-de-joao-paulo-ii&catid=306:vaticano&Itemid=463

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online