Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Igreja

Igreja
Bíblia:
“Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou”(Lc 10,16).
“Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”(Mt 16,17-19).
“Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”(Jo 19,33-34).
“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”(Mt 28,19).
“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus”(Ef 2,20).
“Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade”(1Tm 3,15).
“Nisto ouvi como que um imenso coro, sonoro como o ruído de grandes águas e como o ribombar de possantes trovões, que cantava: Aleluia! Eis que reina o Senhor, nosso Deus, o Dominador!
Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada”(Ap 19,6-7) “Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.(...)
A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”(Ap 21,9.14).
Catecismo:
“A Igreja é, em Cristo, como que o sacramento ou o sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano(LG 1). Ser o sacramento da união íntima dos homens com Deus é o primeiro objetivo da igreja...Como sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. ‘Nas mãos dele, ela é instrumento de Redenção de todos os homens’(LG 9), ‘o sacramento universal da salvação’(LG 48)...“ (§ 775-776).
“... esta Igreja peregrina é necessária para a salvação ... Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar ou nela perseverar(LG 14)” (§ 846).
“Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica(DS 2888). Esses atributos...a Igreja não os tem de si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo, dá a sua Igreja o ser una, santa, católica e apostólica...”(§ 811)
“A Igreja é una por sua fonte; ‘Deste mistério, o modelo supremo e o princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo’...” (§ 813).
“A Igreja... é, aos olhos da fé, indefectivelmente santa. (...) unida a Cristo, é santificada por Ele(*) e nele torna-se também santificante.”(§ 823-824) (*)
Quando o sacerdote mistura uma gota d’água no vinho, representando a união de Cristo(cabeça) com o corpo(fiéis) o vinho continua vinho puro. Assim a Igreja(santa) abrigando em seio os pecadores não é contaminada pelos pecados desses.
“A palavra ‘católico’ significa ‘universal’, no sentido de ‘segundo a totalidade’ ou ‘segundo a integralidade’...Ela é católica porque Cristo nela está presente. ‘Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica’(Sto. In. Antioquia)...Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do ser humano(Mt 28,19 )”(§ 830-831).
“A Igreja é apostólica(...) sendo construída sobre ‘fundamento dos apóstolos’(Ef. 2,20 ); ...conserva e transmite...as salutares palavras ouvidas da boca dos apóstolos; ... dirigida pelos apóstolos, até a volta de Cristo, graças aos que a eles se sucedem na missão pastoral: o colégio dos bispos...”(857).
”A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador, depois de sua ressurreição, entregou a Pedro...Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na(“subsiste in”) Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele(LG 8)”(§ 816)
“...Ela (Igreja) é a Esposa imaculada do Cordeiro imolado, a qual Cristo ‘amou, pela qual se entregou, a fim de santificá-la(Ef 5,26 ), que associou a si por uma Aliança eterna e da qual não cessa de cuidar como de seu próprio Corpo(Ef 5,29 )”(796)
“A lei de Deus confiada à Igreja é ensinada aos fiéis como caminho de verdade e vida ... Os fiéis têm, portanto, o direito de ser instruídos nos preceitos divinos salvíficos ... Têm o dever de observar as constituições e os decretos promulgados pela legítima autoridade da Igreja...”.(§ 2037).
“O Senhor Jesus dotou sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze, com Pedro como seu chefe(Mc 3,14-15 ). Representando as “doze tribos de Israel’(cf Mt 19,28 ; Lc 22,30 ).
“A Igreja ... só terá sua consumação na glória celeste, quando do retorno glorioso de Cristo... A consumação da Igreja e, por meio dela, a do mundo, na glória, não acontecerá sem grandes provações. Só então ‘todos os justos, desde Adão, em seguida Abel, o justo, até o último eleito, serão congregados junto do Pai, na Igreja universal (LG 2)”.(§ 769).
É para reunir novamente todos os seus filhos - que o pecado dispersou e desgarrou -- que o Pai quis convocar toda a humanidade na Igreja de seu Filho para reunir de novo todos os seus filhos que o pecado havia dispersado e desviado. A Igreja é o lugar onde a humanidade deve voltar a encontrar sua unidade e sua salvação.
Ela é o mundo reconciliado (Santo Agostinho, serm. 96, 7-9). E, ademais, este barco que pleno dominicae crucis velo Sancti Spiritus flatu in hoc bene navigat mundo ( com sua vela que é a cruz de Cristo, empurrado pelo Espírito Santo, navega bem neste mundo) (Santo Ambrósio, virg. 18, 188); segundo outra imagem estimada pelos Padres da Igreja, está prefigurada pela Arca de Noé que é a única que salva do dilúvio (cf 1 P 3, 20-21)(§ 845).
Dogmas:
"Determinamos proclamar e declarar desta cátedra de Pedro... O Pastor eterno e guardião de nossas almas para converter em perene a obra salutar da Redenção decretou edificar a Santa Igreja, na qual, como casa do Deus Vivo, todos os fiéis estejam unidos pelo vínculo da fé e caridade...."(Conc. Vaticano I, 1869-1870).
"A Igreja foi fundada de modo rápido e pessoal por Cristo Verdadeiro e Histórico durante o tempo de sua vida sobre a terra..." (São Pio X- Dz. 2145).
"Definimos que todos os cristãos devem crer e receber esta verdade de fé... que a Sé Apostólica e o Pontífice Romano é o sucessor do bem-aventurado Pedro e tem o primado sobre todo rebanho..." (Conc. Florença-1438-1445- bula Etentur coeli, 06.07.1439 - Dz. 694).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online