Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DEUS

DEUS
"Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor"(Dt 6,4)
Bíblia:
Existência de Deus
"Pela grandeza e formosura das criaturas, por racionalidade se chega a conhecer ao Criador delas" (Sab 13,1-9.15).
"Porque desde a criação do mundo, a invisibilidade de Deus, seu eterno poder e sua divindade são conhecidos através das criaturas, de modo que são inescusáveis" (Rm 1,20).
"Sem a fé é impossível agradar a Deus, pois é preciso que quem se acerque de Deus creia que Ele existe e que é remunerador dos que O buscam" (Hb 11,6)

Deus único
Ouve Israel, Iaveh é nosso Deus, apenas Iaveh (Dt 6,4).v. tb. At 14,13-14; 17,23 ; Rm 3,29; Ef 4,6 ; 1Tim 1,17 ; 2,5 . "Sabemos que o ídolo não é nada no mundo e que não existe mais que um único Deus." (1 Cor. 8,4).
Deus Eterno
"Antes que os montes, a terra e o universo tivessem sido criados, Tu existias desde a eternidade até a eternidade" (Sl 89,2).
“Antes que Abraão nascesse, eras Tu" (Sl 2,7; Jo 8,58).
Onipotente
“Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: ‘Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro’.”(Gn 17,1).
“E toda criatura saberá que sou eu o Senhor, teu Salvador, teu Redentor, o Poderoso de Jacó.”(Is 49,26).
“Quem é este Rei da glória? É o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha.”(Sl 2,8).
“Reconheço que tudo podes e que nenhum dos teus desígnios fica frustrado”(Jo 42,2).
“Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir, são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus”(Is 59,1-2).
“O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Santo é o seu nome”(Lc 1,49).
Deus trino
"Façamos ao homem..." (Gn 1,26). "Disse-me Iaveh: Tu és Meu Filho hoje Te gerei" (Sl 2,7).
"O Espírito Santo virá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra, e por isto, o Filho criado será Santo, será chamado Filho de Deus" (Lc 1,35)
"Viu o Espírito Santo de Deus descer como pomba e vir sobre Ele, enquanto uma voz do céu dizia: 'este é Meu Filho Amado, em Quem tenho Minha complacência'.”(Mt 3,16ss).
"Ide, pois, e ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19).
Catecismo:
“Ao revelar seu nome misterioso de Iahweh, ‘Eu sou Aquele que é’...Deus declara quem Ele é e com que nome deve ser chamado” (§ 206).
“Por respeito à santidade de Deus, o povo de Israel não pronuncia seu nome. Na leitura da Sagrada Escritura, o nome revelado é substituído pelo título divino ‘Senhor’(‘Adonai’, em grego ‘Kyrios’). É com esse título que será aclamada a divindade de Jesus: ‘Jesus é Senhor’.”(§ 209).

“Deus, ‘Aquele que é’, revelou-se a Israel como que ‘rico em amor e em fidelidade’(Ex 34,6 ). Esses dois termos exprimem de forma condensada as riquezas do nome divino. Em todas as suas obras Deus mostra sua benevolência, bondade, graça, amor, mas também confiabilidade, constância, fidelidade, verdade...”.(§ 212).
“Aprouve a Deus, em sua bondade e sabedoria, revelar-se a si mesmo e tornar conhecido o mistério de sua vontade, pelo qual os homens, por intermédio de Cristo, Verbo feito carne, no Espírito Santo, têm acesso ao Pai e se tornam participantes de sua natureza divina” (§ 51).
“Desfeita a unidade do gênero humano pelo pecado, Deus procura antes de tudo salvar a humanidade ...(Deus fez) a Aliança com Noé depois do dilúvio” (§ 56)“
“...Deus elegeu Abraão, chamando-o ‘para fora de seu país, de sua parentela e de sua casa’(Gn 12,1 ) para fazer dele ‘Abraão’,isto é, ‘o pai de uma multidão de nações’(Gn 17,5 )”(§ 59)
(Nota: Ele se chamava ‘Abrão’. Deus mudou seu nome – como faria de outras vezes: com Sara, Jacó, Mateus, Pedro ... – para significar sua escolha para uma missão especial) “...Deus formou Israel como seu povo, salvando-o da escravidão do Egito. Fez com ele aliança no Sinai e deu-lhe, por intermédio de Moisés, a sua Lei, para que reconhecesse e o servisse como o único Deus vivo e verdadeiro” (§ 62)
“Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora aos pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio de seu Filho(Hb 1,1-2)”(§ 65).
“As Sagradas Escrituras professam reiteradas vezes o poder universal de Deus. Ele é chamado ‘o Poderoso de Jacó’(Gn 49,24; Is 1,24 e. o.), ‘o Senhor dos exércitos’, ‘o Forte, o Valente’(Sl 24,8-10). Se Deus é todo-poderoso ‘no céu e na terra’(sl 135,6 ), é porque os fez. Por isso nada lhe é impossível(cf. Lc 1,37)”.(§ 269).
“A onipotência divina de modo algum é arbitrária. ‘Em Deus o poder e a essência, a vontade e a inteligência, a sabedoria e a justiça são uma só e mesma coisa, de sorte que nada pode estar no poder divino que não possa estar na vontade justa de Deus ou em sua inteligência sábia’(Sto. Tomás de Aquino, S.Th. I,25,5, ad 1)”.(§ 271).
“Somente a fé pode aderir aos caminhos misteriosos da onipotência de Deus... Desta fé, a Virgem Maria é modelo supremo, ela acreditou que ‘nada é impossível a Deus’(Lc 1,37)” (§ 273).
Dogmas:
Existência de Deus
"Se alguém disser que Deus vivo e verdadeiro, criador e Senhor nosso, não pode ser reconhecido com certeza pela luz natural da razão humana por meio das coisas que foram feitas, seja excomungado." (Dz. 1806). "A mesma Santa Mãe Igreja sustenta e ensina que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser reconhecido com certeza pela luz natural da razão humana partindo das coisas criadas." (conc. Vaticano I (1869-1870), cf. Dz. 1785).
"A Santa Igreja Católica Apostólica e Romana, crê e confessa que existe um único Deus Verdadeiro" (Conc. Vaticano I, 1869-1870 - Dz. 1782).
"Se alguém negar que apenas Deus é o Verdadeiro Criador e Senhor das coisas visíveis e invisíveis, seja excomungado" (Conc. Vaticano I, 1869-1870 - Dz. 1801).
Deus único
"Firmemente cremos e simplesmente confessamos que Deus é apenas Um" (Dz. 428). "A santa Igreja Católica Apostólica romana crê e confessa que existe um único Deus Verdadeiro e Vivo" (Conc. Latrão, 1215 - Dz. 1782).
Deus eterno
"Firmemente cremos e simplesmente confessamos que apenas um é o Verdadeiro Deus eterno..." (Dz. 428). "A Santa Igreja Católica, Apostólica Romana crê e confessa que existe um único Deus Verdadeiro, Vivo, Eterno, Imenso, Incompreensível, Infinito em Seu entendimento e vontade e em toda perfeição" (IV Conc. Latrão e o Conc. Vaticano - Dz. 1782).
Deus trino
"Firmemente cremos e simplesmente confessamos que apenas um é o Deus Eterno, Verdadeiro, Imenso, Imutável, Incompreensível, Onipotente e Inefável; Pai, Filho e Espírito Santo; três pessoas certamente, mas uma só essência, substância ou natureza absolutamente simples. O Pai não vem de ninguém, O Filho apenas do Pai, e o Espírito Santo de Um e de Outro, sem começo, sempre, e sem fim" (Conc. Latrão (1215 - Dz.428).

"Por razão desta unidade, o Pai está todo no Filho todo no Espírito Santo; o Filho está todo no Pai e todo no Espírito Santo; o Espírito Santo está todo no Pai e todo no Filho. Nenhum precede ao outro em eternidade, ou o excede em grandeza, ou o sobrepuja em poder..." (Conc. Florença, 1438-1445 - Dz. 704).
Outros:
“As verdades que se referem a Deus ... requerem sacrifício e abnegação ... (por isso) os homens, em tais questões, facilmente procuram persuadir-se de que seja falso ou ao menos duvidoso aquilo que não desejam que seja verdadeiro”(Pio XII, Enc. Humani generis – DS 3875 - § 37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online