Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Crisma

Crisma
Bíblia:
Ficaram todos cheios do Espírito Santo (At 2,4).
Pedro e João são enviados à Samaria, para que recebam ao Espírito Santo, pois ainda não havia vindo sobre nenhum deles (At 8,14).
“Ora, quem nos confirma a nós e a vós em Cristo, e nos consagrou, é Deus.
Ele nos marcou com o seu selo e deu aos nossos corações o penhor do Espírito”(2Cor 1,21-22).
E impondo-lhes Paulo suas mãos, desceu sobre eles o Espírito Santo(At 19,6).
“Vi ainda outro anjo subir do oriente; trazia o selo de Deus vivo, e pôs-se a clamar com voz retumbante aos quatro Anjos, aos quais fora dado danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de nosso Deus em suas frontes”(Ap 7, 2-3).
Catecismo:
“Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação (= Crisma) constitui o conjunto dos ‘sacramentos da iniciação cristã’...”(§ 1285).
“...No rito latino, ‘o sacramento da Confirmação é conferido pela unção do santo crisma na fronte, feita com a imposição da mão, e por estas palavras: ‘Accipe signaculum doni Spiritus Sancti’, ‘Recebe por este sinal, o Espírito Santo, dom de Deus’....”(§ 1300).
“... o ministro ordinário da Confirmação é o Bispo(cf. cân 882 ). Embora o Bispo possa, quando houver necessidade, conceder aos presbíteros a faculdade de administrar a Confirmação(cf. cân 884,2)” (§ 1313).
“A Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida”(§ 1317).
Dogma:
Se alguém disser que a Confirmação dos batizados é cerimônia ociosa, e não um verdadeiro e próprio Sacramento..., seja excomungado. (Conc. Trento, 1545-1563 - Dz. 871).
Outros:
Este Sacramento concede aos batizados a fortaleza do Espírito Santo para que se consolidem interiormente em sua vida sobrenatural e confessem exteriormente com valentia sua fé em Jesus Cristo”( São Tomás de Aquino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online