Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

terça-feira, 5 de abril de 2011

São Vicente Ferrer

São Vicente Ferrer

São Vicente Ferrer

  • Vicente Ferrer
  • Nasceu em Valência, na Espanha, em 23 de Janeiro de 1350.
  • Ingressou na Ordem dos Pregadores aos 17 anos.
  • Considerado o maior pregador do século XIV.
  • Ordenando-se sacerdote em 1378.
  • Faleceu em 5 de abril de 1419, na cidade de Vannes / Bretanha, na França.
  • Canonizado pelo Papa Calisto III em 3 de Junho de 1458.
  • Sua festa litúrgica celebra-se a 5 de abril.
  • Santo padroeiro de Valência e Vannes..

VIDA:

São Vicente Ferrer conhecido como - o Anjo do Apocalipse - nasceu em Valência, na Espanha, em 23 de Janeiro de 1350, filho de William Ferrer e de Constância Miguel, faleceu em 5 de abril de 1419, na cidade de Vannes, Bretanha, na França. Foi canonizado pelo papa Calisto III em 3 de Junho de 1455, que o declarou padroeiro de Valência e Vannes. São Vicente Ferrer cresceu junto aos padres dominicanos, do Real Convento da Ordem dos Pregadores que ficava próximo de sua casa. Ingressou na Ordem dos Pregadores aos 17 anos e tornou-se um dos maiores pregadores da Igreja do segundo milênio e o maior pregador do século XIV.

São Vicente estudou em Lérida, Barcelona e Tolosa, doutorando-se em filosofia e teologia, e ordenando-se sacerdote em 1378. Pregador nato, nesse mesmo ano começou sua peregrinação por toda a Europa, durante um período negro da história, quando ocorreu a Guerra dos Cem Anos, quando forças políticas, alheias à Igreja, tinham tanta influência que atuavam até na eleição dos papas.

Assim, quando um italiano foi eleito papa, Urbano VI, as correntes políticas francesas não o aceitaram e elegeram outro, um francês, Clemente VII, que foi residir em Avinhão, na França. A Igreja dividiu-se em duas, ocorrendo o chamado cisma da Igreja ocidental, porque ela ficou sob dois comandos, o que durou trinta e nove anos.

São Vicente Ferrer, pregador, já era muito conhecido. Como prior do convento de Valência, teve contato com o cardeal Pedro de Luna, que o convenceu da legitimidade do papa de Avinhão, e São Vicente aderiu à causa. Em 1384, o referido cardeal foi eleito papa Bento XIII e habilmente fez do dominicano São Vicente seu confessor, sendo defendido por ele até 1416, como fazia Catarina de Sena, sua contemporânea, pelo italiano Urbano VI.

O coração desse dominicano era dotado de uma fé fervorosa, mas passando por uma divisão dessas, e juntando-se o panorama geral da Europa na época: por toda parte batalhas sangrentas, calamidades públicas, fome, miséria, misticismo, ignorância, além da peste negra, que dizimou um terço da população. Tudo isso fez que a pregação de São Vicente Ferrer ganhasse a nuance do fatalismo.

Ele andou pela Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Inglaterra e Irlanda e muitas outras regiões, defendendo sempre a unidade da Igreja, o fim das guerras, o arrependimento e a penitência, como forma de esperar a iminente volta de Cristo. Tornou-se a mais alta voz da Europa. Pregava para multidões e as catedrais tornavam-se pequenas para os que queriam ouvi-lo. Por isso fazia seus sermões nas grandes praças públicas. Milhares de pessoas o seguiam em procissões de penitência. Dizem os registros da Igreja, e mesmo os que não concordavam com ele, que Deus estava do seu lado. A cada procissão os prodígios e graças sucediam-se e podiam ser comprovados às centenas entre os fiéis.

O cisma da Igreja só terminou quando os dois papas renunciaram ao mesmo tempo, para o bem da unidade do cristianismo. São Vicente retirou seu apoio ao papa Bento XIII e, com sua atuação, ajudou a eleger o novo papa, Martinho V, trazendo de novo a união da Igreja ocidental. As nuvens negras dissiparam-se, mas as conversões e as graças por obra de São Vicente Ferrer ficarão por toda a eternidade.

Ele morreu no dia 5 de abril de 1419, na cidade de Vannes, Bretanha, na França. Foi canonizado pelo papa Calisto III, seu compatriota, em 1455, que o declarou padroeiro de Valência e Vannes, mas somente uma bula papal do Papa Pio II em 1458, autorizou sua festa em 6 de Abril. São Vicente Ferrer foi um dos maiores pregadores da Igreja do segundo milênio e o maior pregador do século XIV.

ORAÇÃO:

Glorioso taumaturgo São Vicente, eleito por Deus para avivar a fé nas almas, levantar até o céu os votos da esperança e inflamar nos corações o divino fogo da caridade! Já que com tanta fidelidade desde a terna infância cooperastes com a graça do Altíssimo, por cujo amor tantas almas convertestes e edificastes, sendo honra insigne do Clero e do estado religioso, vos suplicamos nos alcanceis da Divina Majestade uma grande pureza de intenção, continua vitória contra as tentações, grande afeição às coisas santas e um constante pensamento de que Deus está presente a todas as minhas ações, para que, imitando-vos em vida, logre bendizer a Deus em vossa companhia na glória. Amém.

FONTE: Edições Paulinas - Orações.info - Wikipédia
Adaptação: 33catolico a serviço da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online