Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Batismo

Batismo
Bíblia
“Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele”(Mt 3,13).
“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”(Mt 28,19).
“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”(Mc 16,16).
“Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”(At 2,38).
“Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família”(At 16,33).
“Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?
Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova”.(Rm 6,3-4).
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus”.(Jo 3,5).
“E mandou parar o carro. Ambos desceram à água e Filipe batizou o eunuco”(At 8,38).
Catecismo:
“... batizar (‘baptízein’, em grego) significa ‘mergulhar’, ‘imergir’; o ‘mergulho’ na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual ele ressuscita como ‘nova criatura’(2Cor 5,17 ; Gl 6,15 )” (§ 1214).
“Os batizados tornaram-se ‘pedras vivas’ para a ‘construção de um edifício espiritual, para um sacerdócio santo’(1Pd 2,5) ). Pelo Batismo, participam do sacerdócio de Cristo, de sua missão profética e régia;...”(§ 1268).
“A prática de batizar crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o século II. Mas é bem possível que desde o início da pregação apostólica, quando ‘casas’ inteiras receberam o Batismo (cf. At 16, 15.33 ; 18,8 ; 1Cor 1,16 ), também se tenha batizado crianças” (§ 1252).
“Pelo Batismo, todos os pecados são perdoados; o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas do pecado(cf. DS 1316)...”.(§ 1263).
“...o Batismo sela o cristão com um sinal espiritual indelével (‘character’) de sua pertença a Cristo. (...) Dado uma vez por todas, o Batismo não pode ser reiterado”(§ 1272).
“Em caso de necessidade(*), qualquer pessoa pode batizar, desde que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja, e que derrame água sobre a cabeça do candidato dizendo: ‘Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’.”(§ 1284).
(*) p. ex.: perigo de morte.
Dogma:
Se alguém disser que os Sacramentos da Nova Lei não foram instituídos por Jesus Cristo, a saber: Batismo, Confirmação... e que algum destes não é verdadeira e propriamente Sacramento, seja excomungado. (Conc. Trento, 1545-1563)
Outros:
A Igreja recebeu dos Apóstolos a Tradição de batizar também as criancinhas (Orígines, Ad Rom. VI,6). E o Concílio de Trento determina que sejam batizadas as crianças recém-nascidas ex traditione Apostolorum (Dec. sobre o Pecado Original, 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online