Pesquisar este blog

divulgue no seu blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Acídia

cídia
Bíblia:
"Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo...Vigiai e orai para que não entreis em tentação"(Mt 26,40-41).
-Respondeu-lhe seu senhor: - "Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez".(Mt 25, 26-28).
Catecismo:
"Os vícios podem ser classificados segundo as virtudes que contrariam, ou ainda ligados aos pecados capitais que a experiência cristã distinguiu seguindo S. João Cassiano e S. Gregório Magno. São chamados capitais porque geram outros pecados, outros vícios. São o orgulho, a avareza, a ira a impureza, a gula, a preguiça ou acídia". (§ 1866).
"Outra tentação, cuja porta é aberta pela presunção, é acídia(chamada também preguiça). Os padres espirituais entendem esta palavra como uma forma de depressão devida ao relaxamento da ascese, à diminuição da vigilância, à negligência do coração. O espírito está pronto, mas a carne é fraca"(Mt 26,41:)
Quanto mais alto se sobe, tanto maior a queda. O desânimo doloroso é o inverso da presunção. Quem é humilde não se surpreende com sua miséria. Passa então a ter mais confiança, a perseverar na constância. (§ 2733).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitores online